Mais de 47 mil famílias cearenses começaram a receber cartões do Ceará Sem Fome

Mais de 47 mil famílias cearenses começaram a receber cartões do Ceará Sem Fome
Gostou? COMPARTILHE:

O Governo do Estado do Ceará iniciou, nesta sexta-feira (11/04), a entrega dos cartões do Programa Ceará Sem Fome. A primeira ação aconteceu no Complexo Social do Cristo Redentor, em Fortaleza, dando início a substituição dos cartões antigos. O evento contou com a presença da primeira-dama do Estado e Presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, da vice-governadora e titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Jade Romero, e da vice-prefeita de Fortaleza, Gabriela Aguiar.  Clique aqui e consulte a lista de beneficiários. Não perca nenhuma notícia, siga nosso grupo no WhatsApp para ficar bem informado, clique aqui.  Saiba onde retirar os cartões em algumas cidades no interior do Estado, clique aqui.

Na ocasião, foram entregues 1.865 cartões a famílias de 40 bairros da região atendida pelo Complexo. A ação marca o início da distribuição de 47.845 novos cartões em todo o Estado, substituindo os já existentes e ampliando o alcance do programa com a inclusão de 18 mil novas famílias em situação de vulnerabilidade social.

As entregas em Fortaleza acontecem entre os dias 11 e 16 de abril (sexta a terça-feira).

A primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas, destacou o impacto positivo da integração entre os governos estadual, federal e municipal no combate à fome:

“Quando nós chegamos, em 2023, eram 90 mil famílias com direito ao cartão dentro dos critérios. Já com o incremento do Bolsa Família, com o novo governo Lula, com o aumento de 150 reais por criança, essa quantidade caiu para 53 mil famílias, o que demonstra que juntos, políticas federais, estaduais e municipais, a gente faz com que nossa população realmente consiga avançar e consiga ter autonomia financeira para comprar seu próprio alimento”.

A vice-governadora Jade Romero reforçou a importância de a população ficar atenta às listas de beneficiários e aos contatos realizados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS):

“Nós vamos percorrer vários locais, além aqui de Fortaleza, nós vamos também para o interior do Estado, para fazer a entrega dos 48 mil cartões do Ceará Sem Fome. É muito importante que as pessoas que têm o Bolsa Família, que estão dentro do critério, possam conferir no site do Ceará Sem Fome e no site da SPS se o seu nome está lá na lista. Se estiver, fique atento, o CRAS do seu município vai entrar em contato para que você possa receber o seu cartão nos próximos dias”.

A vice-prefeita de Fortaleza, Gabriela Aguiar, destacou o papel dos CRAS como porta de entrada para os programas sociais e a mobilização local para garantir que a população tenha acesso ao benefício:

“É a primeira vez que os CRAS se mobilizam para ajudar aqui, para que todas as pessoas conheçam a realidade do Ceará Sem Fome, que todas as pessoas tenham acesso. É bom sempre lembrar que a política da assistência social se realiza nos CRAS, então é lá que é feito o CadÚnico, com o Bolsa Família. Então é fundamental a nossa participação realmente mobilizando, trazendo para as pessoas a consciência da importância do Ceará Sem Fome na vida delas”.

O Programa Ceará Sem Fome é uma política pública permanente de combate à fome no Estado, que articula esforços entre o poder público, organizações da sociedade civil, empresas privadas e cidadãos, com o objetivo de garantir o direito à alimentação saudável e digna para a população cearense mais vulnerável.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Gostou? COMPARTILHE:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação