Inscrições abertas para alfabetizadores e intérpretes de libras em Itapiúna

Inscrições abertas para alfabetizadores e intérpretes de libras em Itapiúna
Gostou? COMPARTILHE:

A Prefeitura de Itapiúna, através da Secretaria Municipal de Educação, publicou o Edital de Chamada Pública nº 003/2025 com o objetivo de selecionar alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras para atuarem como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) – Novo Ciclo 2025. Inscrições de 08 a 09 de abril. Clique aqui e veja mais informações, confira a retificação aqui. Não perca nenhuma notícia, siga nosso grupo no WhatsApp para ficar bem informado, clique aqui. 

O edital estabelece que a função de Alfabetizador exige escolaridade de ensino médio ou superior completo, sendo preferencialmente desejável que o(a) candidato(a) tenha experiência em alfabetização, educação popular e na educação de jovens, adultos e idosos. A carga horária semanal é composta por 10 horas de atendimento aos alfabetizandos, podendo ocorrer nos turnos manhã, tarde ou noite, e 2 horas destinadas ao planejamento presencial ou virtual. A bolsa oferecida para a função é de R$ 1.200,00.

O programa, uma iniciativa do Governo Federal coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), visa universalizar a alfabetização de jovens e adultos a partir dos 15 anos, além de estimular a elevação da escolaridade. O novo ciclo do PBA, que ocorrerá entre 2024 e 2027, busca alcançar os grupos mais vulneráveis da sociedade que não tiveram acesso à educação na idade apropriada.

A seleção em Itapiúna busca preencher vagas para a prestação de serviço voluntário, em consonância com a Lei nº 9.608/98, o Decreto nº 10.959/2022 e o Decreto nº 12.048/2024, que institui o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. A Resolução nº 20/2024 também estabelece os procedimentos para a transferência de recursos financeiros para o PBA.

Gostou? COMPARTILHE:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação