Governo Federal notificará via WhatsApp celulares furtados para devolução

Governo Federal notificará via WhatsApp celulares furtados para devolução
Gostou? COMPARTILHE:

O governo federal iniciará, nos próximos dias, o envio de notificações via WhatsApp para celulares furtados ou roubados que forem ativados com um novo número. A medida faz parte da nova fase do programa Celular Seguro, que passou por reformulação para ampliar seu alcance e eficácia. Clique aqui e baixe o aplicativo na Google Play, Clique aqui e baixe na APP STORE.  Não perca nenhuma notícia, siga nosso grupo no WhatsApp para ficar bem informado, clique aqui. 

Com essa atualização, além de bloquear a linha telefônica e os aplicativos financeiros, o sistema identificará automaticamente aparelhos roubados pelo código IMEI e enviará um aviso ao portador. Por exemplo, se um celular roubado for vendido e o comprador inserir um novo chip, ele receberá uma mensagem informando que o aparelho é fruto de crime e que, caso não o devolva à delegacia mais próxima, poderá ser investigado por receptação ou associação criminosa.

A inovação só foi possível devido à integração dos bancos de dados das operadoras de telefonia com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), permitindo a detecção instantânea de um celular irregular no momento da troca de chip.

Lançado originalmente em dezembro de 2023, o Celular Seguro não obteve ampla adesão e agora retorna com novos recursos. A proposta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é reforçar o combate ao roubo e furto de dispositivos móveis, tornando a comunicação do crime mais ágil e garantindo o bloqueio imediato do aparelho e de seus aplicativos sensíveis.

Gostou? COMPARTILHE:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação