Celular Seguro: Dicas essenciais para proteger seu telefone

Celular Seguro: Proteja seu telefone antes que seja tarde demais
Gostou? COMPARTILHE:

O furto ou a perda de um celular pode trazer grandes transtornos, desde prejuízos financeiros até o risco de exposição de dados. Para minimizar esses problemas e a atratividade desse tipo de crime, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou o programa Celular Seguro. Ao se cadastrar, os cidadãos contam com um mecanismo eficiente para bloquear rapidamente o aparelho subtraído e aumentar as chances de recuperação. Baixe o aplicativo no seu celular, clique aqui. Clique aqui e siga nosso grupo no WhatsApp para receber as notícias.

Benefícios do Celular Seguro

A adesão ao Celular Seguro oferece alguns benefícios, que tornam a experiência mais segura e confiável para os usuários. Saiba quais são as principais vantagens:

  • Bloqueio rápido e eficiente: ao registrar um alerta no sistema, o aparelho roubado, furtado ou extraviado é imediatamente bloqueado, impedindo que criminosos utilizem informações ou realizem transações indevidas.
  • Facilidade de recuperação: por meio do Modo Recuperação, o aplicativo pode bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras sem desativar o IMEI do aparelho. Isso permite que o celular possa retornar à rede de telefonia imediatamente após a instalação de um novo chip.
  • Proteção de dados pessoais: com o bloqueio imediato, aplicativos bancários, redes sociais e outros serviços sensíveis são inutilizados, evitando fraudes e acessos indevidos.
  • Pessoas de Confiança: caso o usuário não consiga registrar o alerta imediatamente, um amigo ou familiar cadastrado como “Pessoa de Confiança” pode fazer isso, agilizando a proteção do dispositivo.
  • Integração com empresas parceiras: o sistema notifica bancos e operadoras de telefonia para que eles tomem providências e minimizem os danos, bloqueando serviços financeiros e de telecomunicação rapidamente.

Como utilizar o Celular Seguro

O Celular Seguro está disponível para os sistemas Android (Google Play) e iOS (App Store). Após a instalação do aplicativo, ele já estará disponível para uso no seu aparelho celular. (Clique aqui para baixar)

Para utilizá-lo, é indispensável ter o cadastro no gov.br. Para criar sua conta, basta acessar o site do Governo Federal. Passada essa etapa, basta clicar no botão “Entrar com o gov.br” e fazer login com o CPF e a senha cadastrada.

Ao entrar e iniciar o app, o usuário será apresentado aos termos de uso e privacidade de dados. Esse documento também contém a relação das instituições participantes do programa. Após a leitura, é necessário clicar no botão “Concordo” para prosseguir.

Funcionalidades do Aplicativo

Na página inicial do aplicativo, o usuário encontra três botões principais:

1. Pessoas de Confiança

Nesta opção, é possível cadastrar amigos ou familiares que poderão criar uma ocorrência em caso de perda, roubo ou furto do aparelho. Essas pessoas também precisam ter o aplicativo instalado em seus celulares.

Ao acessar o app pela primeira vez, não há contatos cadastrados. Para adicionar um, basta clicar em “Cadastrar Contato”. Após o registro, a pessoa escolhida poderá visualizar o aparelho do titular em seu perfil e, caso ocorra um incidente, poderá gerar uma ocorrência em nome do dono do celular. Para segurança, é recomendado ter mais de uma Pessoa de Confiança cadastrada.

2. Registrar Telefone

Essa funcionalidade conecta o aparelho ao CPF do proprietário. No primeiro acesso, o usuário não terá nenhum dispositivo registrado. Para cadastrar um telefone, basta clicar em “Cadastrar Telefone” e inserir o número do aparelho. Não há limite de dispositivos cadastrados, mas a linha deve estar vinculada ao CPF do titular, caso contrário, o alerta não poderá ser emitido.

3. Registrar Ocorrência

Em caso de roubo, furto ou perda do aparelho, o titular ou a Pessoa de Confiança podem registrar a ocorrência pelo site ou pelo aplicativo. O processo é simples:

  1. Selecione o aparelho afetado na aba “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança”.
  2. Escolha o dispositivo e clique no botão “Alerta” para registrar a ocorrência.
  3. Informe detalhes como o tipo de incidente, data, hora e local.
  4. Escolha entre Bloqueio Total (impede qualquer uso do aparelho) ou Modo Recuperação (permite rastreamento e possível recuperação do dispositivo).

Após o envio, o sistema gera um número de protocolo, essencial para atendimentos futuros com instituições parceiras. Esse protocolo contém a data do registro, o número do telefone bloqueado e o CPF do solicitante.

Com a ocorrência registrada, o aplicativo notifica as operadoras de telefonia e instituições bancárias participantes, permitindo a suspensão do dispositivo e o bloqueio de serviços financeiros, aumentando a segurança do usuário.

Gostou? COMPARTILHE:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação