Com a chegada de um novo ano, é comum traçar planos e metas, mas nem sempre elas incluem um cuidado essencial: a saúde mental. É nesse cenário que entra a Campanha Janeiro Branco, um movimento brasileiro que, há mais de uma década, promove reflexões e ações em prol do bem-estar emocional.
Criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a iniciativa tornou-se um marco nacional e, desde 2023, conta com reconhecimento como lei federal. Em 2025, o tema escolhido é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, propondo ações concretas que priorizem a saúde mental como uma responsabilidade coletiva.
Sinais de alerta para a saúde mental
De acordo com o psicólogo Cristiano Nabuco, especialista em dependência tecnológica, ouvido pela Agência Brasil, existem sinais que indicam a necessidade de atenção à saúde mental. Ele destaca:
- Sensação constante de cansaço ou esgotamento emocional;
- Dificuldade de concentração e perda de interesse em atividades prazerosas;
- Alterações no sono, como insônia ou sono excessivo;
- Mudanças no apetite.
“Quando as sensações e sentimentos mudam, é um alerta de que algo pode não estar bem. Buscar um profissional pode ajudar, pois esses especialistas provocam reflexões que muitas vezes têm um efeito curativo”, explica Nabuco.
A Campanha Janeiro Branco é um convite para que indivíduos, famílias e instituições priorizem a saúde mental e adotem medidas que promovam o equilíbrio emocional, reforçando a necessidade de cuidar da mente em todas as fases da vida.