O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira, dia 14, as 10 escolas públicas com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil em 2023, nos anos iniciais (1º ao 5º ano do ensino fundamental). Entre as melhores, a Escola Renascer, localizada na comunidade de Agrovila, em Itapiúna, ocupa o quarto lugar.
O Ideb, principal indicador da educação básica pública e privada, varia numa escala de 0 a 10 e é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio. Para compor o índice, o MEC considera as notas dos estudantes em avaliações de Português e Matemática aplicadas na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além dos índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar. O Ideb também reflete o fluxo escolar, ou seja, o desempenho e a trajetória dos alunos ao longo do tempo.
Esse indicador é fundamental para entender o nível de domínio dos alunos em áreas específicas, como multiplicação de números naturais, cálculo de área de figuras geométricas e compreensão de textos jornalísticos ou tirinhas.
A Escola Renascer de Itapiúna se destacou em meio ao cenário nacional e estadual, onde outras escolas cearenses também se sobressaíram. Confira a lista das escolas com os melhores resultados no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental:
1. Escola Municipal Nossa Senhora da Paz – Coreaú, Ceará
2. João Evangelista da Cruz EEF – Cruz, Ceará
3. Macário José de Farias EEF – Cruz, Ceará
4. Renascer EEIEF – Itapiúna, Ceará
5. Antônia Ferreira dos Santos EEIEF – Mucambo, Ceará
6. José Domingos de Alcântara EEIEF – Mucambo, Ceará
7. Francisco Severiano Sousa EEF – Novo Oriente, Ceará
8. EEMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira, Ceará
9. EEMTI Alzira Maria de Araújo – Pires Ferreira, Ceará
10. Escola Leonília Gomes Parente – Pires Ferreira, Ceará