O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sede), localizado no bairro Cosmo Santos, em Itapiúna, alcançou a nota máxima de 5 no Índice de Desenvolvimento (ID CRAS – 2023), uma avaliação realizada pela Vigilância Socioassistencial (CEVIS) do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O CRAS foi avaliado em três indicadores dimensionais: “Estrutura Física”, “Recursos Humanos” e “Serviços e Benefícios”, que compõem o ID CRAS Sintético. Esse indicador varia de 1 a 5, onde uma pontuação mais próxima de 1 indica um padrão de qualidade inferior, enquanto uma pontuação mais próxima de 5 indica um alto nível de qualidade.
A dimensão “Estrutura Física” considera o tamanho da unidade, que deve atender a padrões quanto ao número de dependências, salas de atendimento e equipamentos necessários para a prestação de serviços de qualidade, como computadores e acesso à internet.
A dimensão “Recursos Humanos” analisa aspectos como a equipe de referência, além da presença de equipes volantes.
Por fim, a dimensão “Serviços e Benefícios” avalia as atividades desenvolvidas na unidade CRAS, como a oferta completa do PAIF, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e a realização de cadastramento e atualização no Cadastro Único. Também é considerada a articulação do CRAS com outros serviços públicos, como Educação e Saúde, essenciais para o Bolsa Família.
O ID CRAS é uma ferramenta importante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que fortalece a Política de Assistência Social e sua plena efetivação, além de subsidiar propostas para a melhoria dos serviços socioassistenciais.