Durante os meses de junho e julho, o escritor itapiunense Cosme Alves estará distribuindo gratuitamente sua produção literária em poesia de cordel para instituições educacionais do município. O poema “Itapiúna é uma Novela”, no qual o autor aborda a história, cultura e geografia de Itapiúna, comparando-as com telenovelas brasileiras, será distribuído para escolas e bibliotecas mediante solicitação.
As solicitações podem ser feitas até o dia 22 de julho através do Instagram do escritor (@cosmelanio), pelo e-mail [email protected] e telefone (88) 9 9662 3856. As instituições não terão custo algum para receber os exemplares. O projeto foi contemplado com o Edital Paulo Gustavo 2023, recebendo financiamento federal, o que viabiliza a distribuição gratuita das obras.
O projeto “O Cordel Vive!” também contempla a distribuição do cordel “No Armário da Novela” para o público LGBTQIAPN+ do município. Nesta obra, o autor explora a evolução dos personagens LGBTQIAPN+ nas telenovelas brasileiras desde sua primeira aparição em 1970. A obra destaca como esses personagens ganharam mais espaço e enfrentaram censuras e rejeições até alcançarem o protagonismo nas produções atuais.
Os exemplares serão distribuídos pelo escritor à população durante os meses de junho e julho. Cosme Alves, além de escritor, atua como professor na rede básica de educação no distrito de Caio Prado. Ele possui diversas publicações no campo da literatura, incluindo um romance, contos, um livro de crônicas e várias poesias no subgênero cordel.