No dia 26 de setembro de 2011, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Açude Castro atingiu 55% de sua capacidade. Agora, após quase 13 anos, em 8 de maio de 2024, o reservatório alcançou seu melhor volume de água acumulado, registrando 55,18%.
Clique aqui e receba grátis nossas notícias em seu WhatsApp
Esse resultado positivo é atribuído às recentes chuvas que caíram no município, trazendo alegria aos habitantes de Itapiúna, que agora vislumbram a possibilidade de ver o reservatório transbordando em breve. Essa conquista representa um marco significativo, especialmente considerando que, em 31 de dezembro de 2017, o reservatório estava com apenas 0,05% de sua capacidade.
Para a comunidade local, que há muito tempo esperava por uma recuperação tão expressiva no nível do açude, esse aumento no volume de água é motivo de grande comemoração. Além de garantir uma reserva hídrica mais segura para a região, essa revitalização da paisagem renova as esperanças de um futuro mais próspero para todos os que dependem desse recurso vital.