Bolsa Família: Principais motivos de cancelamento em abril de 2024

Bolsa Família: Principais motivos de cancelamento em abril de 2024
Gostou? COMPARTILHE:

No mês de abril de 2024, diversos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) foram impactados pelo cancelamento de seus benefícios. Para participar do programa a principal regra é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.

Clique aqui e receba grátis notícias sobre o Bolsa Família em seu WhatsApp

Os principais motivos que levaram a essa medida foram:

– Famílias que não regularizaram seus cadastros dentro do prazo estipulado no Processo de Qualificação Cadastral 2024 (Averiguação).

– Famílias identificadas com inconsistências cadastrais, que permaneceram bloqueadas por mais de 6 meses sem regularizar a situação.

– Famílias que alcançaram o prazo máximo de 24 meses da Regra de Proteção, pois, neste período, permaneceram com renda acima da linha de elegibilidade do PBF.

Consequências do Cancelamento:

Quando o benefício é cancelado, as famílias afetadas enfrentam algumas repercussões:

– São desligadas do Programa Bolsa Família.

– As parcelas deixam de ser disponibilizadas à família.

– Em alguns casos, a família pode ter a chance de voltar a receber os benefícios, desde que a situação que ocasionou o cancelamento seja regularizada.

Para que a família retorne a receber os benefícios, é imperativo que a situação que gerou o cancelamento seja regularizada. O município deve então comandar a reversão do cancelamento no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), seguindo os normativos e recomendações do Programa.

É importante ressaltar que a reversão do cancelamento pode ser realizada pelo município no prazo máximo de 6 meses, a contar do mês em que ocorreu o cancelamento. Se a família tiver mais de um cancelamento aplicado ao seu benefício, os 6 meses começam a ser contados a partir da primeira data de cancelamento.

Como Proceder em Caso de Cancelamento:

Para os indivíduos que tiveram o Bolsa Família cancelado ou bloqueado, é fundamental comparecer ao setor do Cadastro Único do seu Município. Lá, poderão esclarecer as informações e buscar reaver os pagamentos, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos para o programa.

Essa medida visa assegurar que as famílias que realmente necessitam do apoio do Programa Bolsa Família possam continuar a receber o benefício, garantindo assim o amparo social necessário para enfrentarem as adversidades cotidianas.

Gostou? COMPARTILHE:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação
Abrir bate-papo
Receba nossas notícias
🌟 Receba GRÁTIS as Últimas Notícias! 🌟
🔔 Quer saber tudo sobre Bolsa Família, Ceará Sem Fome, Cadastro Único, Vale Gás, Auxílio Gás e muito mais?
👉 Receba as melhores notícias de Itapiúna e do Brasil direto no seu WhatsApp! 📲

Não perca essa oportunidade! 🌟