O Governo do Ceará inaugurou, em Fortaleza, a sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O espaço é moderno e conta com tecnologia avançada para a emissão da carteira de identidade civil.
Clique aqui e não perca nenhuma notícia, receba agora no seu WhatsApp.
Na ocasião, o governador Elmano de Freitas lançou, oficialmente, no Ceará, o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN), que adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país, o que traz consigo uma série de melhorias e novos recursos de segurança.
O espaço também conta com uma sala sensorial, que atende pessoas autistas. É um ambiente com profissionais preparados que garante atendimento mais sensível e personalizado, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão. A sala sensorial acolhe pessoas autistas e faz com que elas se sintam seguras no acesso aos serviços.
A CIHPB funciona no bairro Benfica, em Fortaleza, e teve investimento superior a R$ 2,3 milhões.
Para o governador Elmano de Freitas, o novo espaço garante segurança para a emissão de documentos e segurança para evitar fraudes.
A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.
Com informações do Governo do Ceará