Cadastro Único: quem pode participar e vantagens oferecidas

Marcelino Martins
Gostou? COMPARTILHE:

Cadastro Único é o cadastro que as famílias de baixa renda podem fazer para ter acesso a programas sociais, como: o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o desconto na conta de luz, a carteira do idoso, o BPC (LOAS) e muitos outros que podem ajudar as famílias. Clique aqui e receba nossas notícias no seu WhatsApp.

O cadastro não é individual, ele é da família! A pessoa da família que for ao posto de cadastramento, vai informar os dados e levar os documentos de todas as pessoas que moram com ela. Não é preciso que as pessoas da família sejam parentes “de sangue”, basta que elas morem na mesma casa e dividam renda e despesas. É importante que você saiba que essa pessoa precisa ter, no mínimo, 16 anos.

Quem pode se cadastrar?

As famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa (ou seja R$ 706) podem e devem ser registradas no Cadastro Único.

Fique atento! O cadastramento leva em conta se as famílias fazem parte de povos e comunidades tradicionais ou de grupos específicos. Entre eles, estão: indígenas, quilombolas, ribeirinhos e população em situação de rua. Afinal, o lema do Cadastro Único é “Conhecer para incluir”.

Que documentos eu preciso levar para fazer o cadastro da minha família?

Você, como Responsável Familiar, vai declarar as informações de todas as pessoas da família, por isso precisa levar um documento com foto como, por exemplo, sua carteira de identidade ou sua carteira de trabalho. Além disso, precisa levar o seu CPF e um comprovante de residência.

Se você não tem comprovante de residência, deve fazer uma declaração, informando onde mora.

Além dos seus documentos, você deve levar todos os documentos de cada pessoa da sua família: CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor. De todos esses documentos, o CPF é o mais importante, então não deixe de levar de todos que tiverem! Você não vai pagar nada para fazer o cadastro, ele é gratuito!

Mas o que eu vou ganhar fazendo o cadastro da minha família?

Depois de cadastrada, a sua família pode ter acesso a vários benefícios e programas sociais, como:  Bolsa Família;  Desconto na conta de luz;  Minha Casa Minha Vida; Carteira do idoso para viajar de graça;  ID jovem para pagar meia entrada ou entrar de graça em shows ou no transporte e muitos outros. Estar no Cadastro Único não quer dizer que sua família será automaticamente atendida por esses programas e benefícios, pois cada um deles têm suas regras específicas. Mas, para ter acesso, é preciso se cadastrar com as informações certinhas de todos da família.

Onde se cadastrar?

No setor do Cadastro Único, que geralmente é localizado no CRAS em seu Município.

Gostou? COMPARTILHE:
Seguir:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação
Abrir bate-papo
Receba nossas notícias
🌟 Receba GRÁTIS as Últimas Notícias! 🌟
🔔 Quer saber tudo sobre Bolsa Família, Ceará Sem Fome, Cadastro Único, Vale Gás, Auxílio Gás e muito mais?
👉 Receba as melhores notícias de Itapiúna e do Brasil direto no seu WhatsApp! 📲

Não perca essa oportunidade! 🌟