Na segunda-feira (13.11), Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinaram um plano de trabalho conjunto em torno do público do Bolsa Família. Não perca nenhuma notícia, clique e siga nosso canal no WhatsApp para receber as notícias.
A parceria é fruto de um memorando de entendimento firmado entre o MDS e a agência da ONU no fim de junho, com o objetivo de facilitar a colaboração técnica e a troca de conhecimentos entre o Unicef e o MDS em diferentes agendas de interesse comum, considerando o papel fundamental da pasta na implementação, execução, no monitoramento e na avaliação das políticas de transferência de renda, assistência social, inclusão socioeconômica e produtiva, segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento infantil. O acordo considerou ainda o papel do Unicef de apoiar tecnicamente os governos e de fomentar a cooperação técnica internacional.
O trabalho conjunto poderá focar em temas como busca ativa escolar, inclusão socioeconômica, produtiva e inserção no mundo do trabalho de adolescentes e jovens. Também deverá abordar a proteção integral, por meio da assistência social, até mesmo em situações de emergência.
Não perca nenhuma notícia, clique e siga nosso canal no WhatsApp para receber as notícias.
“Trabalhar em cima desses estudos tem um efeito fundamental para a execução das políticas públicas. Tenho dito que quem acende o farol sobre o andamento das outras políticas é o Bolsa Família e as suas condicionalidades”, comentou a secretária da Senarc, Eliane Aquino. “Existe um valor a ser descoberto em cada dado, em cada número e estudo, e que precisa ser explorado para que tenhamos cada vez mais políticas públicas eficazes e potentes chegando em quem mais precisa, sobretudo para os nossos meninos e meninas deste Brasil”, acrescentou.
A chefe de Políticas Sociais, Monitoramento e avaliação do Unicef, Liliana Chopitea, também ressaltou que o esforço é para que os benefícios cheguem às famílias que mais precisam, principalmente as que têm crianças.
‘‘Nós estamos muito felizes com essa parceria, em poder contribuir e gerar informação para que seja utilizada dentro dos municípios, colaborando também com as perspectivas de melhoras, ajudando a entender o processo, as condicionalidades, e mostrando os caminhos possíveis para um resultado satisfatório”, afirmou Liliana. “Essa é a única forma de avançarmos e melhorarmos a vida das nossas crianças”, pontuou.
Durante a assinatura do plano de trabalho, estiveram presentes também o especialista de Políticas Sociais do Unicef, Santiago Varella, e o assessor especial de Assuntos Internacionais do MDS, Renato Godinho.
Com informações do MDS