Segunda Etapa da Integração entre Cadastro Único e CNIS Iniciada: Saiba as Implicações para os Beneficiários do Bolsa Família

Marcelino Martins
Segunda Etapa da Integração entre Cadastro Único e CNIS Iniciada: Saiba as Implicações para os Beneficiários do Bolsa Família
Gostou? COMPARTILHE:

A qualificação automática de dados do Cadastro Único para programa sociais do Governo Federal, entre eles o Bolsa Família, a partir da incorporação de rendas identificadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), vai ter uma nova etapa, que ocorrerá do dia 11 ao dia 15 de outubro. O processo é realizado pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A medida vai atualizar ou corrigir a renda de cerca de 14 milhões de famílias, a partir da incorporação na base do Cadastro Único de valores de salários ou benefícios recebidos pelas pessoas cadastradas. Para esse processo acontecer, o Sistema de Cadastro Único ficará desta que fora do ar desta quarta-feira (11.10) ao domingo (15.10).

A primeira etapa de integração entre Cadastro Único e CNIS ocorreu em junho e abrangeu mais de 18,48 milhões de pessoas em mais de 15,32 milhões de famílias. Foi um processo inédito e bem sucedido de qualificação cadastral em massa, evitando o deslocamento e tempo de espera pelas famílias e sem aumento no atendimento. Deste público, 59,34% permaneceram na mesma faixa de renda, demonstrando que seus dados estavam corretamente declarados ao Cadastro Único.

Para o segundo povoamento, a Sagicad publicou a atualização da Instrução Normativa nº 1/SAGICAD/MDS, de 02 de junho de 2023, que define as regras e os procedimentos relativos à integração entre Cadastro Único e CNIS.

Com o processo, o MDS vai ajustar os prazos da Revisão Cadastral, adiando a previsão de cancelamento do Programa Bolsa Família e da Tarifa Social de Energia Elétrica de novembro para dezembro de 2023. Também serão reavaliados os prazos de exclusão lógica dos registros incluídos em Averiguação Cadastral Unipessoal.

Com informações do MDS

Gostou? COMPARTILHE:
Seguir:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação
Abrir bate-papo
Receba nossas notícias
🌟 Receba GRÁTIS as Últimas Notícias! 🌟
🔔 Quer saber tudo sobre Bolsa Família, Ceará Sem Fome, Cadastro Único, Vale Gás, Auxílio Gás e muito mais?
👉 Receba as melhores notícias de Itapiúna e do Brasil direto no seu WhatsApp! 📲

Não perca essa oportunidade! 🌟