Itapiunense, Lucas da Mata, 24 anos, é um dos 47 candidatos do Brasil selecionados para cursar um mestrado em Direito de Energia na University of Aberdeen, na Escócia, Reino Unido.
“Não tenho palavras para descrever o quão incrível e surreal tem sido para mim saber que fui um dos escolhidos entre os mais de 60.000 candidatos ao redor do mundo. Conheci a Chevening desde o primeiro ano da graduação e desde então tenho sonhado em um dia poder dizer que faço parte da rede mais incrível do mundo. Sendo natural do interior do Ceará e tendo estudado em escola pública, cursei minha graduação graças ao ProUni. Muitas vezes, me deparei com a falta de oportunidades, mas essas experiências me ensinaram a nunca desistir dos meus sonhos e a sempre buscar o que desejo. Como costumo dizer, o ‘não’ já estava garantido, agora era o momento de buscar o ‘sim’. E que conquista incrível foi esse ‘sim’ que alcancei!” – declarou Lucas da Mata.
O Chevening Scholarships, iniciativa que concede bolsas de estudo no Reino Unido para alunos de mais de 160 países (incluindo o Brasil).
A história de Lucas é uma inspiração para milhares de jovens de Itapiúna e do Brasil, para não desistir dos seus sonhos, mesmo em alguns momentos recebendo um não como resposta, não deixem obstáculos passageiros impedirem seus sonhos. A trajetória dele foi destaque na coluna “2 Dedos de Prosa” do Jornal O Povo.