De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) quem teve o benefício do Bolsa Família bloqueado este mês de abril receberá um SMS no número telefônico informado, nesta quarta-feira (12.04), com a seguinte mensagem: “MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.
O beneficiário também pode checar se o benefício foi bloqueado no aplicativo do Bolsa Família.
Clique para baixar no Android
Clique para baixar no iPhone
Clique aqui e veja o passo a passo de como utilizar o aplicativo
Elas entraram no cadastro do Governo Federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do MDS é verificar as famílias que são realmente unipessoais.
Caso a pessoa preencha os requisitos do Bolsa Família e comprove que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas. Portanto, o cidadão comprova as informações, volta à folha de pagamento normal do programa e recebe as parcelas referentes aos meses em que ficou sem o pagamento.
“É muito importante que as pessoas que mais precisam, as pessoas mais vulneráveis, e suas famílias, estejam no Cadastro Único com os dados corretos para que os governos estadual, municipal e federal, saibam exatamente quais as necessidades de cada família vulnerável do Brasil”, explicou Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único.
Com informações do MDS