O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou, na terça-feira (11), as ações do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem para o ano de 2023. O projeto tem expectativa de beneficiar os milhares de estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais.
O evento realizado no Complexo Estação das Artes, em Fortaleza, contou com as presença da secretária das Mulheres e governadora em exercício Jade Romero, que ressaltou a importância de ações desse tipo, promovidas pelo Poder Público, na vida dos jovens.
“A escola é espaço de exercício do amor, de paz, de cultivar sonhos. Por isso é tão importante momento como este, para podermos dizer que quem está aqui pode sim sonhar e que estaremos aqui para contribuir para que esses sonhos sejam alcançados”, ressaltou a governadora em exercício. “Este programa é muito importante, principalmente porque tem várias etapas durante o ano, no sentido de fazer o acompanhamento desses jovens e também dos nossos jovens adultos”, completou.
Chego Junto, Chego Bem
O Enem Chego Junto, Chego Bem é desenvolvido, desde 2012, com a finalidade de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Uma das alunas impactadas por esse projeto é Vitória Maria, de 18 anos, graduanda em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Diagnosticada no espectro autista e filha de entregador de água e uma diarista, estar em uma universidade pública federal parecia um sonho distante para Vitória. No entanto, a universitária viu em projetos como esse uma porta aberta para a realização do seu sonho.
“Acredito muito na educação como fator transformador, principalmente para alunos como eu, que fiz todo o meu ensino fundamental e médio em escolas públicas. Esses alunos reconhecem na educação uma oportunidade de melhorar seu cotidiano e de sua família. Então, projetos que nos guiem acabam sendo muito importantes porque nos tornam agentes transformadores”, ressaltou Vitória. A jovem é ex-estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Walter Sá Cavalcante.
O projeto ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas. A secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, também esteve presente no lançamento e destacou o papel da escola no futuro dos jovens ali presentes.
“Escola é lugar de sonhos, é um lugar onde reunimos vidas e talentos. Escola é lugar de cultura de paz, de fazer amizades, de vivenciar coisas boas. Então, vamos, cada vez mais, chegar na nossas escolas enchendo com essa energia boa da juventude. Aqui, por meio desse programa, a gente incentiva, motiva, para que nenhum fique para trás, para que nenhum pense em desistir”, pontuou a secretária. “Hoje damos essa partida acreditando, cada vez mais, no potencial de cada um. E dizendo que estamos aqui para cada um de vocês, para que tenham uma vida cada vez mais digna”, completou a titular da Seduc.
Com informações do Governo do Ceará