O Programa Auxílio Brasil foi substituído pelo Programa Bolsa Família?
Sim, o Programa Auxílio Brasil foi substituído pelo Programa Bolsa Família em março de 2023.
Como usar o aplicativo Bolsa Família?
Clique aqui e veja o passo a passo
Quem pode ingressar no Bolsa Família?
Para receber os benefícios, a principal regra é ter a renda mensal por pessoa de até R$ 218 (duzentos e dezoito reais). Isso significa que toda a renda gerada pelas pessoas da família, por mês, dividida pelo número de pessoas da família, é de, no máximo, R$218. Se a renda mensal por pessoa da família estiver neste critério, a família é elegível ao programa.
Como se inscrever para fazer parte do Bolsa Família?
A família elegível precisa estar devidamente inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), com os dados corretos e atualizados, além de atender ao critério da renda limite. A inscrição é feita em um posto de cadastramento ou atendimento da assistência social no município. O cadastramento é um pré-requisito, mas não significa que a família tem a entrada imediata no Programa. Mensalmente, o Programa Bolsa Família identifica, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas e começarão a receber o benefício.
Como a família acessa seus benefícios do Bolsa Família?
Um cartão é emitido para o responsável pela família poder sacar, todo mês, seu benefício. Sempre que o cadastro estiver com informações completas e o dado correto do CPF do responsável pela família, automaticamente é aberta a Conta Poupança Social Digital. Além de poder sacar o benefício com o cartão, nesta conta o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer PIX diretamente pelo aplicativo. Caso os dados não estejam suficientes, é aberta uma conta simples para pagamento do benefício.
Sou beneficiária do Auxílio Brasil. Como sei se tive o benefício do novo Bolsa Família concedido e o valor? Você pode fazer a consulta no Aplicativo Bolsa Família da CAIXA para verificar se sua família foi migrada para o novo Bolsa Família, o valor, a situação e a data de pagamento do seu benefício.
Você pode fazer a consulta no Aplicativo Bolsa Família da CAIXA para verificar se sua família foi migrada para o novo Bolsa Família, o valor, a situação e a data de pagamento do seu benefício.
Não sou beneficiária do Programa Auxílio Brasil, mas estou cadastrada no Cadastro Único. Preciso atualizar o meu cadastro para receber o novo Bolsa Família?
Será preciso atualizar o cadastro somente se estiver desatualizado, ou seja, se a última atualização foi feita há mais de dois anos. Caso o cadastro tenha sido atualizado há menos de dois anos e não tenha ocorrido mudança de endereço, renda ou outras informações da sua família, não é necessário realizar uma nova atualização.
Importante lembrar que a família estar inscrita no Cadastro Único, com o cadastro atualizado e elegível ao Programa não resulta a imediata concessão dos benefícios do Bolsa Família. Não existe um prazo definido para a concessão.
A família precisa ter conta bancária ou abrir por conta própria para receber o Bolsa Família?
Não. Sempre que o cadastro estiver com informações completas e o dado correto do CPF do Responsável pela Família, automaticamente é aberta a Conta Poupança Social Digital e nela são depositadas as parcelas mensais dos benefícios. A Conta Poupança Social Digital não tem custo e nem tarifa de manutenção. Caso não seja possível abrir uma conta bancária, uma conta social é aberta e os valores disponibilizados à família. A família pode sacar o benefício do Bolsa Família nos seguintes canais de pagamentos:
• agências da CAIXA, postos de atendimento bancários ou postos avançados de atendimento;
• unidades lotéricas;
• correspondentes CAIXA aqui;
• terminais de autoatendimento;
• unidades itinerantes
Como sei quais os benefícios do Bolsa Família minha família está recebendo? No Aplicativo Bolsa Família é possível saber os benefícios da família, além de saber as datas do calendário de pagamentos, a situação do benefício e quais parcelas já foram sacadas.
Confira as novas datas de pagamento e valores do Bolsa Família para março de 2023
Beneficiários do Bolsa Família terão mais facilidade com novo cartão de débito, informa presidente da Caixa
Novo Bolsa Família: Quais Mudanças Você Precisa Saber?
Quais são as regras para continuar recebendo todo mês o benefício do novo Bolsa Família?
Clique aqui e veja o calendário
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome