Para se inscrever, o cidadão deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família de sua cidade, o mesmo pode estar localizado em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Secretaria de Assistência Social.
A inscrição no Cadastro Único que permite às famílias de baixa renda o acesso aos Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre outros.
Para receber os benefícios do Bolsa Família, a principal regra é ter renda mensal por pessoa de até R$ 218,00. Se a renda mensal por pessoa da família estiver neste critério, a família é elegível ao programa.
Clique aqui e veja as últimas notícias sobre Bolsa Família
Embora o cidadão possa fazer o cadastro, isso não garante que ele receberá o benefício imediatamente. O processo de cadastro passará por uma análise criteriosa para verificar se o solicitante atende a todos os critérios de elegibilidade para receber o benefício. Somente após a aprovação do cadastro, o beneficiário poderá começar a receber o valor correspondente ao seu perfil e às condições exigidas pelo programa Bolsa Família. É importante ressaltar que o processo de análise pode levar algum tempo, e a resposta pode não ser imediata, sendo necessário aguardar a confirmação da aprovação ou não do cadastro.
Quais são os documentos necessários para Cadastro Único?
Para o responsável pela família – RF:
a) CPF ou Título de Eleitor;
Para os demais membros da família:
b) Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Com informações da Caixa e MDS