Na terça-feira, dia 28, a Prefeitura de Itapiúna, por meio das secretarias de Cultura e Educação, com o apoio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Edital “Toda Banda É Uma Escola”, realizou a aula inaugural da Banda de Música de Itapiúna, composta inicialmente por alunos da Escola Demócrito Rocha.
Essa iniciativa representa a concretização de um sonho antigo da população, que há vários anos aguardava pela retomada da banda de música na cidade.
Durante a aula os maestros Arley França e Higo Sampaio fizeram demonstrações dos instrumentos para os alunos e familiares presentes, e explicaram como será a dinâmica das aulas.
“Nós demos o primeiro passo para iniciar as atividades da banda de música de Itapiúna. Temos agora um grande desafio pela frente, que é a primeira apresentação da banda, no aniversário do município em junho. Até lá, os alunos terão recebido apenas um pouco mais de 3 meses de aulas de música, visto que ainda não tocam nenhum instrumento musical. Com base em nossa experiência, sabemos que é possível que eles participem e toquem suas primeiras músicas no evento. Acreditamos que, com muito trabalho, nossa banda de Itapiúna será capaz de apresentar duas, três ou até mesmo quatro músicas para o público do município”, afirmou Arley França.
O secretário de Cultura, Hudson Menezes, expressou sua alegria com a retomada da banda: “Nós já fomos referência a nível estadual e, portanto, é uma grande satisfação estarmos aqui realizando a aula inaugural da reintrodução da banda de música em nosso município. Essa foi uma promessa de campanha que demorou um pouco para se concretizar porque queríamos trazer o melhor para Itapiúna. Hoje, temos maestros conceituados a nível nacional, que já viajaram pelo mundo, estão aqui para trazer o melhor para nossa cidade. Eles têm um histórico muito positivo e uma grande capacidade de entregar o melhor para a nossa comunidade, porque você itapiunense merece o melhor.
A ocasião contou com a presença do Secretário de Educação, Arnaldo Araújo; da Secretária de Gabinete e Finanças, Rochely Ferreira; da diretora da Escola Demócrito Rocha, Auricéa Jerônimo; do coordenador pedagógico Jucélio Carvalho; do Articulador Municipal do Selo Unicef, Luís Romário; dos músicos da Orquestra de Sopros de Pindoretama, alunos e pais.