Cosme Alves é itapiunense e é formado em Letras pela UECE. Tem pós-graduação em Literatura Infanto-Juvenil e, também, em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente faz mestrado de Linguística.
Como professor já lecionou no Ensino Fundamental, Ensino Médio e pré-vestibular. Destaca-se por trabalhar sempre com projetos que incentivam a leitura e a escrita. Foi fundador de grupos de leitores em Itapiúna e, a partir da experiência já escreveu um romance juvenil intitulado “As Tartarugas Aprendem Bhaskara” que está à venda na Amazon e um livro de crônicas intitulado “Elefantes Não Tocam Campainhas – Crônicas de um transplantado” que pode ser adquirido com o autor.
É sempre convocado para aulas e aulões, especialmente voltadas para a Redação no ENEM. No instagram está, constantemente, utilizando a plataforma para incentivar à leitura através de postagens e stories. Segundo ele, “a leitura é um dos maiores prazeres da vida e quando aliada ao conhecimento, leva o ser humano a muito longe”.
Afastou-se das salas de aula em 2015, quando saiu para tratar de um câncer. Foram 4 anos batalhando. Em 2018 fez um transplante de medula óssea.
“Ser professor é algo que vem de dentro da alma. Você pode escolher entre ser alguém que faz a diferença na vida de um aluno, ou ser apenas alguém que ‘repassa’ conteúdos. Gosto de ser o primeiro exemplo, pois percebo que, enquanto ensino, aprendo e esse processo se torna um círculo infinito.”
Cosme prestou o concurso para professor em 2018, mas ainda não foi convocado.
Atualmente, enquanto cursa o mestrado, dá aulas particulares e continua estudando e, nos tempos livres, escrevendo.
O site avozdobem.com, com objetivo de valorizar e reconhecer os profissionais do magistério que trabalharam ou trabalham no Município de Itapiúna, lança o quadro Mês do Professor, visando divulgar diariamente profissionais que merecem nosso reconhecimento e homenagem.
Você professor que trabalhar em Itapiúna pode participar do quadro, envie uma mensagem para WhatsApp (85) 9 9970 7484.