Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população

Marcelino Martins
Gostou? COMPARTILHE:

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi ampliada para toda a população – a partir dos seis meses de idade. Com o cenário epidemiológico em meio à Covid-19, a imunização contra a influenza vem apresentando números menores em comparação aos anos anteriores. A baixa adesão pode impactar em uma maior exposição ao vírus no Ceará. O Ministério da Saúde dividiu a campanha em três etapas, contemplando, inicialmente, grupos prioritários. A última estava prevista para finalizar na próxima sexta-feira (9), mas o MS decidiu antecipar o início da vacinação contra gripe para a população geral para segunda-feira (5).

A Sesa reforça a importância da vacinação contra a gripe como forma de evitar complicações decorrentes da doença, aumentando a demanda sobre os serviços de saúde. “A vacina contra a gripe minimizará a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, complementa a orientadora.

A pasta informa que o imunizante utilizado contra a influenza no País em 2021 é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. São elas: A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09, A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

A gripe é uma doença sazonal que é mais comum no período do inverno. Devido às diferenças climáticas e geográficas do Brasil, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza e em períodos distintos nos estados.

Gripe e Covid-19: intervalo de 14 dias

Neste ano, duas campanhas ocorrem simultaneamente: a vacinação contra a Covid-19, que teve início no dia 19 de janeiro, e a contra a gripe. Por isso, é necessária uma maior atenção. “É fundamental respeitar o intervalo de 14 dias, antes e depois, entre as vacinas da gripe e da Covid-19”, orienta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção da Sesa, Ricristhi Gonçalves.

*Com informações da SeSa

Gostou? COMPARTILHE:
Seguir:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação
Abrir bate-papo
Receba nossas notícias
🌟 Receba GRÁTIS as Últimas Notícias! 🌟
🔔 Quer saber tudo sobre Bolsa Família, Ceará Sem Fome, Cadastro Único, Vale Gás, Auxílio Gás e muito mais?
👉 Receba as melhores notícias de Itapiúna e do Brasil direto no seu WhatsApp! 📲

Não perca essa oportunidade! 🌟