Com o objetivo de planejar ações mais diversas e assertivas na área da cultura e criar uma rede colaborativa para fortalecer a atuação de artistas, coletivos e demais agentes culturais dentro dos seus cinco territórios de atuação no Ceará – Fortaleza, Itapíúna, Meruoca, Milagres e Jaguaretama – o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) realizou, no mês de julho, um mapeamento para identificar necessidades, particulares e anseios desses públicos. A ação faz parte do projeto Cultura em Comunidade, que busca fomentar a criação de bens e serviços culturais nas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social.
A partir dos dados levantados pelo mapeamento, será possível compreender melhor a cadeia produtiva da cultura em cada território e como se organizam os grupos culturais de forma mais detalhada. As informações servirão para o Instituto executar as ações de maneira mais próxima à realidade de cada um deles, ampliando o alcance, adaptando as linguagens e, dessa forma, promover a profissionalização dos grupos e agentes culturais, a circulação dos seus trabalhos e suas artes e o acesso às oportunidades e à renda.
Participaram do mapeamento artistas e agentes culturais de Fortaleza, Itapiúna, Meruoca, Milagres e Jaguaretama, que já tiveram ou têm interesse em atuar em rede com o Inec. Eles responderam um formulário online sobre aspectos econômicos, história de vida, tempo de atuação, acesso a recursos de editais e outros tópicos. Para aqueles com dificuldades para utilizar a internet, o Inec disponibilizou articuladores para visitá-los e colher os dados presencialmente, seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde, mediante a situação da pandemia.
Dentre as atividades do Cultura em Comunidade já previstas para esse ano, estão a realização de festivais, apresentações, oficinas de elaboração de projetos, e mentorias e debates sobre arte e empreendedorismo. As informações coletadas no mapeamento também servirão de base para o planejamento de ações de anos posteriores.
Sobre o Inec
Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo.
*Informações do INEC