Lucinalda de Aquino Lima, Coordenadora Pedagógica da Organização da Sociedade Civil (OSC) Centro de Apoio à Criança – CEACRI, faz um relato da sua história de vida. Confira a seguir.
Lucinalda é filha de Luís Ferreira Lima (agricultor) e Marieta Luzia de Aquino (servidora pública) há quem devo o que sou hoje. Tenho 4 irmãos meu maior reduto. (Grude)! Minhas raízes estão fincadas na comunidade de Fazenda Velha. Que logo, se tornou pequena para o mundo que eu sonhava desbravar desde pequena. Corri, atrás do que eu queria alcançar, tinha sede de conhecimento, portanto, comecei a enxergar que tudo poderia ser possível graças a duas palavrinhas: coragem e dedicação!
Assim, me tornei professora pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará, títulos como especialista nas áreas de: docência na educação infantil pela Universidade Federal do Ceará, gestão escolar com ênfase em coordenação pedagógica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba e psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Kurios, corroboraram com saberes pertinentes a minha formação continua em detrimento do universo infantil.
Como professora já alfabetizei muitas crianças em nosso município, mostrando-as através das letras mágicas o caminho das possibilidades do sucesso. Na educação e no social busco liderar com sutileza, orientando e contribuindo para elevação da aprendizagem integral das crianças e da melhoria de vida de suas famílias. Propago ainda que acredito na educação como um mecanismo que agrega ao indivíduo inúmeras competências como: conhecimento, cultura, libertação, prática, preparo dentre outros.
A minha área de formação já me possibilitou inúmeras experiências exitosas. Atualmente estou coordenadora pedagógica na ONG Ceacri a quem sou grata por toda confiança e autonomia para desenvolver a função pedagógica. Ao grupo de professores que acompanho, oriento, e aprendo com eles a cada dia minha gratidão. Não tenho formação no esporte, nem na dança, tão pouco na música, mas o que já construí de conhecimentos com eles vocês nem podem imaginar.
Me sinto feliz de estar hoje entre algumas mulheres que se tornaram inspiradoras na minha vida, estejam certas que vocês são inspiração para me todos os dias. Penso que somos como uma folha em branco, que a cada dia precisa ser preenchida e colorida com uma história que faça sentido na vida de alguém. Histórias com o poder de inspirar e ressignificar a quem de alguma forma precisa encontrar esperança para continuar seu caminho. Confesso que no decorrer de cada nova história que me proponho a escrever aparecem sentimentos como o medo, a insegurança, e a ansiedade. Contudo, o desejo de alcançar os sonhos se tornam maior e a motivação passa ganhar espaço antes perdido.
Para fechar esses escritos ” corra o risco. Se der certo, felicidade! Se não, sabedoria.”
Sobre o Quadro
Os internautas seguidores do site avozdobem.com, indicaram no facebook e Instagram A VOZ DO BEM DE ITAPIÚNA, no dia 23/02, as mulheres que eles consideram inspiradoras em Itapiúna. Cada dia uma delas é destaque nas redes sociais do site.
O objetivo quadro é homenagear, destacar e divulgar as mulheres indicadas pelos seguidores do site avozdobem.com, reconhecendo a importância de cada uma na sociedade. Por meio delas homenagearmos todas as mulheres de Itapiúna e do Brasil, guerreiras que lutam pelo que acreditam e não baixar a cabeça para os problemas.