Francisca Pereira Lima (carinhosamente conhecida por Dona Maninha) começou a trabalhar muito cedo, aos 8 anos já vendia bolo, feito por sua mãe.
Dona Maninha não estudou, mas por ser curiosa e esforçada, aprendeu a ler. Casou cedo e aprendeu a costurar para ajudar na renda familiar. Aos 39 anos de idade, ficou viúva e com 6 filhos para educar, sendo o mais novo com apenas 6 meses.
“A batalha foi grande, mas consegui, porque pra mim, eles eram e são, minha maior riqueza. E apesar de ter perdido um com apenas 22 anos, (mas me deixou uma neta linda) hoje, me sinto orgulhosa de vê-los independente financeiramente e com suas famílias formadas, me dando netos e bisnetos. Me sinto muito Feliz. No dia 25 de março, farei 80 anos, de muitas histórias, batalhas e vitórias” descreve Maninha.
Francisca é mãe, avó, bisavó feliz e realizada ao ver que seus ensinamentos deram bons frutos.
Sobre o Quadro
Os internautas seguidores do site avozdobem.com, indicaram no facebook e Instagram A VOZ DO BEM DE ITAPIÚNA, no dia 23/02, as mulheres que eles consideram inspiradoras em Itapiúna. Cada dia uma delas é destaque nas redes sociais do site.
O objetivo quadro é homenagear, destacar e divulgar as mulheres indicadas pelos seguidores do site avozdobem.com, reconhecendo a importância de cada uma na sociedade. Por meio delas homenagearmos todas as mulheres de Itapiúna e do Brasil, guerreiras que lutam pelo que acreditam e não baixar a cabeça para os problemas.