Diante da Emergência de Saúde Pública do COVID-19 e com base nas informações e recomendações disponibilizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Ceará, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapiúna, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Coordenação de Atenção Primária e a Diretoria do Hospital Municipal Dr. Waldemar de Alcântara, apresenta o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do vírus COVID-19.
O Novo Coronavírus – COVID – 19 pertence a uma vasta família de vírus, que pode causar sintomas como os da gripe comum e até casos mais graves. Esse tipo de vírus não havia sido previamente identificado em seres humanos.
Os Coronavírus causam infecções respiratórias e intestinais em humanos e animais, sendo altamente patogênico. A doença causada pelo COVID-19 ainda não tem e seu espectro clínico descrito completamente, bem como não se sabe o padrão de letalidade, mortalidade, infectividade e transmissibilidade. Não há vacina ou medicamento disponível até o momento. O tratamento é de suporte e inespecífico.
O presente documento tem como finalidade instrumentalizar os gestores municipais e os serviços de saúde da rede municipal de atenção à saúde, públicos e privados para implementação de ações adequadas e oportunas, a fim de evitar a introdução do vírus e reduzir complicações e danos ocasionadas pelo vírus (COVID-19) na população. Destaca-se que as medidas a serem adotadas deverão ser proporcionais e restritas aos riscos vigentes. Considerando as constantes atualizações disponibilizadas pela OMS e MS, este Plano está sujeito a ajustes decorrentes da sua utilização prática e das mudanças observadas no cenário epidemiológico.
Confira abaixo: