O que você precisa saber sobre o novo Coronavírus (Covid-19)

Marcelino Martins
Gostou? COMPARTILHE:

O que é o Novo Coronavírus (Covid-19)?

É um vírus que causa infecções respiratórias em seres humanos e animais. 80% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são leves e apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum.

Países com casos confirmados:

Há casos da doença registrados na Alemanha, Argélia, Austrália, Áustria, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Suíça, Tailândia e Vietnã. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) confirmou apenas um caso da doença no Brasil.

Quais são os sintomas?

Em casos menos graves, febre, tosse e dificuldade para respirar. Em casos mais graves, síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal. Quem apresentar esses sinais e tiver viajado para área com transmissão local ou contato próximo com um caso suspeito nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente.

Como ocorre a contaminação?

 A transmissão do vírus acontece por meio de espirro, tosse, catarro ou pelo contato de objetos contaminados por uma pessoa doente.

Devo fazer um exame ou teste para Covid-19?

 Está com sintomas? Teve contato com alguém com estes sintomas que esteve há menos de 14 dias em um dos países com casos confirmados? Se sim, procure um médico. Caso você não tenha sintomas e a pessoa também não, o exame é desnecessário.

Internação ou isolamento domiciliar?

Quem determina é a equipe médica. A internação é indicada para pacientes com febre e sintomas respiratórios graves. Devem permanecer em casa pessoas com sintomas leves, vindas dos locais onde foi registrada a doença há menos de 14 dias ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados e que já tenham se consultado com um médico.

Como se prevenir?

a) Lavar as mãos com água e sabão de forma frequente. Também são recomendados desinfetantes à base de álcool;
b) Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com mãos sujas;
c) Evitar contato próximo com pessoas doentes;
d) Ficar em casa quando estiver doente;
e) Cobrir boca e nariz ao tossir;
f) Ao espirrar, usar lenço descartável e, em seguida, jogá-lo no lixo;
g) Limpar e desinfetar objetos e superfícies;
h) Profissionais de saúde devem usar máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Fonte: SESA

Gostou? COMPARTILHE:
Seguir:
Marcelino Martins: um empreendedor dedicado ao jornalismo positivo. Graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá, Marcelino tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Em 2006, ele fundou o site avozdobem.com, com o objetivo de divulgar e valorizar as boas notícias de Itapiúna e região. Com sua visão inovadora e dedicação, Marcelino tem sido responsável por levar as boas notícias a milhares de seguidores e é também jornalista em formação
Abrir bate-papo
Receba nossas notícias
🌟 Receba GRÁTIS as Últimas Notícias! 🌟
🔔 Quer saber tudo sobre Bolsa Família, Ceará Sem Fome, Cadastro Único, Vale Gás, Auxílio Gás e muito mais?
👉 Receba as melhores notícias de Itapiúna e do Brasil direto no seu WhatsApp! 📲

Não perca essa oportunidade! 🌟