Nos últimos dias, inúmeros internautas seguidores do site avozdobem.com entraram em contato através das redes sociais reclamando da qualidade e da falta de água em alguns bairros e distritos de Itapiúna, imediatamente, entramos em contato com a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), para saber informações sobre a situação do abastecimento.
De acordo com Helano Matos, representante da empresa, atualmente o Município é abastecido por 18 poços, 10 m³/h de água vindo do Açude Pesqueiro em Capistrano e 30% de água do Açude Castro.
Sobre a falta de água, Helano afirmou que o sistema de abastecimento estava se normalizando, “o sistema retornou no dia 21 de janeiro, às 19h, com prazo de 72 horas para normalidade”.
Em relação a qualidade da água, ele destacou que a “CAGECE não mede esforços para melhorar a qualidade da água, constantemente a companhia envia os técnicos para fazer ajustes de dosagem para melhorar a qualidade. Infelizmente a reserva do Açude Castro está muito baixa, e isso dificulta muito o tratamento e ter uma qualidade melhor, mas nós estamos buscando outras medidas para captação, já foram perfurados vários poços’’ disse.
Ele adiantou que “já está em projeto trazer água do Açude de Aracoiaba para Itapiúna, assim, solucionando o problema de abastecimento’’.
Açude Castro, principal reservatório do Município, tem a capacidade para 62.31 hm³ e está com 0,01% de sua capacidade, conforme dados do boletim diário de nível de açudes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recurso Hídricos – FUNCEME.