Nesta quarta-feira, (13), no auditório Padre Sabino, aconteceu a I Mostra da Territorialização: Vulnerabilidades sociais em saúde, tecendo redes intersetoriais, etapa integrante do curso Técnico de Agente Comunitários de Saúde, realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), em parceria a Secretaria da Saúde de Itapiúna.
O Curso tem o objetivo de profissionalizar e certificar os ACS da estratégia saúde da família, de modo a qualificar sua atuação profissional, fortalecê-los enquanto categoria profissional e potencializar o seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.
Uma das etapas fundamentais deste curso é a Mostra da Territorialização, onde são analisados as vulnerabilidades e potencialidades que influenciam na saúde dos municípios, este momento é coordenado pelos próprios Agentes Comunitários de Saúde. O objetivo é ressignificar os valores do trabalho, intersetorial das secretarias do Município, a fim de ampliar os serviços por este município melhorando a qualidade de vida de sua população.
O Secretário de Saúde, Francisco José Cavalcante Lima Melo, aproveitou o momento para agradecer aos colaboradores da secretaria, “agradeço a cada um de vocês pelo o dia a dia de trabalho, pela rotina, pela superação das dificuldades que a gente encontra no dia a dia nas nossas unidades de saúde” disse.