A Prefeitura Municipal de Itapiúna através da Secretaria de Saúde, realiza diversas inciativas em alusão ao Outubro Rosa – mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Já foram desenvolvidas ações nas unidades de saúde enfatizando a importância do autoexame e da mamografia, teve relato de experiência e motivação com a senhora Cirene Juca (que venceu o câncer de mama).
A campanha tem por objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica de Itapiúna, Yzaga Lívia, os principais critérios para marcação do exame de mamografia são:
Mulheres acima de 40 anos que nunca realizaram mamografia;
Mulheres que possuem parente de primeiro grau com história de câncer de mama e
Mulheres que nunca realizaram exame nos últimos dois anos.
As vagas para o exame de mamografia são ofertas durante todo o ano, as mulheres acima de 40 anos podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para fazer essa solicitação com o profissional médico ou enfermeiro.