Proporcionar a inclusão social e cultural da pessoa idosa e contribuir para a qualificação das políticas públicas voltadas para quem tem mais de sessenta anos através da capacitação de gestores municipais. É com esse objetivo que a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), com apoio do município de Itapiúna, realizou nesta quarta-feira, dia 10, a quinta edição do Festival Regional de Informação, Arte, Cultura e Lazer para a Pessoa Idosa.
A programação contou com palestra, proferida por Raphael Castelo Branco, Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/ Ceará, abordou o tema “Para pessoa idosa, nenhum Direito a Menos”. A ocasião ainda contou com sessão de cinema seguida de debates; oficinas de dança, contação de história e de direitos da pessoa idosa e Seguridade Social.
A APDMCE trabalha a temática da terceira idade desde 2004, desenvolvendo o Programa “O idoso e a Construção do envelhecimento Saudável”, que contribui para a busca de novos caminhos e a consolidação de uma nova forma de ver e de lidar com o envelhecimento.
O evento reuniu centenas de idosos e contou com a presença do Prefeito de Itapiúna, Dário Coelho; Primeira Dama do Município, Ginna Kitteria; Rosimari Holanda Gurgel Almeida – primeira dama de Acopiara e presidente da APDMCE; Inês Távora – Secretária Executiva da AMAB; Joaquim Filho – Vice-prefeito de Itapiúna; Presidente da Câmara de Itapiúna, Paulo Roberto; secretários municipais; vereadores; técnicos das secretarias municipais, entre outras autoridades.
Foram convidados para participar do evento, representantes dos seguintes Municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Pindoretama e Redenção.
Veja todas as fotos em nossa página no facebook