O Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, retornou o Bolsa Família. Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o programa busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso dessas famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. O valor a ser recebido varia de acordo com a composição da família, podendo chegar a R$ 1000 por mês.
Com o relançamento do programa, o Governo Federal divulgou os novos valores que serão pagos a partir de março de 2023. No entanto, apenas o adicional destinado a crianças de zero a seis anos será pago nesse mês. Já os valores destinados a gestantes e crianças de 7 a 18 anos só serão pagos a partir de junho.
Clique aqui e veja explicação de cada valor
O Bolsa Família é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para serem habilitadas, elas precisam atender critérios de elegibilidade, como apresentar renda per capita classificada como situação de pobreza ou de extrema pobreza, ter os dados atualizados no Cadastro Único e não ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e em outras bases de dados federais.
Para receber o benefício, as famílias precisam cumprir as seguintes contrapartidas: acompanhamento do pré-natal para gestantes, manutenção das crianças e adolescentes na escola e atualização da caderneta de vacinação com todos os imunizantes previstos no Programa Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
Passo a passo de como usar o aplicativo Bolsa Família
Novo Bolsa Família: Quais Mudanças Você Precisa Saber?
Confira as novas datas de pagamento e valores do Bolsa Família para março de 2023
Com informações do MDS